+55 (11) 2023-1587
+55 (11) 2682-7045

Ginga

Escrito por Daniel - Postado em: 08/09/2014 - 09:20

O que é Ginga?

Ginga é a camada de software intermediário (middleware) que possibilita o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital de forma independente da plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso.


Para que serve Ginga?

Ginga permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV digital de forma independente da plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso.


Porque o nome Ginga?

Ginga é brasileiro, seu nome veio do movimento da capoeira, também por ser um movimento que nós brasileiros possuímos e que é evidente em tudo o que fazemos. A maneira como caminhamos, falamos, dançamos e nos relacionamos com tudo em nossas vidas.

 

Mais sobre Ginga

Ginga é o resultado de anos de pesquisas feitas pela PUC-Rio e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ginga tem consigo um grupo de tecnologias e inovações brasileiras que o tornam a especificação de middleware mais avançada e mais adequada à realidade do país.

Ginga é instalado nos dispositivos de ponta, ou seja, conversores, televisores, celulares e tablets. Na realidade, Ginga é uma “fina teia” que se coloca entre o sistema e os aplicativos, para tornar esses últimos independentes do primeiro e também do hardware, assim como criar um apoio para o desenvolvimento de aplicativos. Em outras palavras, sem Ginga, sem interatividade. Muitas empresas de software estão desenvolvendo aplicações para poder levar interatividade nas transmissões das emissoras de TV. Uma aplicação que recentemente entrou no mercado foi o Media Connector, um software para publicação de conteúdo.

Ginga foi adotado pela UIT (International Telecommunication Union) como padrão internacional. Foi a primeira vez que o Brasil teve um padrão adotado na sua íntegra na área de TICs. Isso foi feito não por uma proposição do Brasil, mas inicialmente do Japão. Ginga foi também o primeiro a possibilitar aplicações multidispositivo, em 2007. Só em 2011 começaram a se falar em segunda tela em outras soluções. Ginga era e ainda é o que há de melhor em tecnologia para a verdadeira TV digital.

Palavras-chave: ginga, ginga middleware, tv digital, tv, interatividade.

Media Connector é um produto da C&S Informática e tem todos os direitos reservados, 2012 - 2019